Dúvidas comuns ao escolher lâmpadas

Vamos responder todas essas questões nesse artigo.  Você não terá mais nenhuma dúvida na hora de comprar lâmpadas para sua casa.

TEMPERATURA DE COR

A temperatura de cor é medida em K (Kelvin). Essa normalmente é uma informação que tem destaque na embalagem. Para cores amarelas, ela varia entre 2.700K - 3.100K. Para cores brancas, aproximadamente, 6.500K. Na semana passada, postamos um artigo sobre isso e já falamos o lugar certo para usar cada uma.

ÍNDICE DE REPRODUÇÃO DE COR (IRC)

É uma escala medida de 0 a 100, sendo 100 o melhor valor, considerado como a luz do sol ao meio dia e sem nuvens. Para iluminação artificial, qualquer valor acima de 70 é alto. Índices elevados são indicados para locais onde é necessário de precisão e cuidado, como, por exemplo, a bancada da cozinha no manuseio de alimentos.

TENSÃO

Medida em V (Volts) e está relacionada a alimentação da lâmpada. Pode ser de 110V ou 220V.

POTÊNCIA

Medida em W (Watts) e indica o consumo da lâmpada. Quanto maior a potência, maior vai ser sua conta de luz no final do mês. Esse é o fator que justifica a economia de longo prazo na compra de lâmpadas de LED e fluorescentes ao invés das incandescentes.

FLUXO LUMINOSO

Medido em LM (Lúmens) e é a quantidade de luz total emitida em todas as direções por uma fonte luminosa. É esse índice que diz o quanto uma lâmpada ilumina. Essa informação está presente na embalagem da lâmpada, onde temos alguns comparativos, que indicam que a lâmpada em questão ilumina tanto quanto uma outra.

Gostou? Quinta-feira que vem teremos mais perguntas respondidas, mande as suas para nossos e-mail ou nos comentários abaixo.

Daniel Carvalho

Daniel Carvalho Arquiteto, Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte, MG,