FRASE: MIES VAN DE ROHE

Gotas de sabedoria pelo mestre Mies Van Der Rohe. A seguir, algumas curiosidades sobre ele:

Fonte: ArchDaily Brasil

Nascido na Alemanha, já aos 14 anos de idade começara a se envolver com a oficina de esculturas de pedra de seu pai. Em 1905 mudou-se para Berlim para colaborar com Bruno Paul e Peter Behrens, onde conheceu Walter Gropius e Le Corbusier. O encontro com estes arquitetos guiou Mies ao uso de técnicas estruturais avançadas e pureza no desenho de suas futuras obras.

Em 1912 abriu seu próprio escritório de arquitetura. Editor da famosa Revista G, junto a personagens chaves do Neoplasticismo como van Doesburg e Lissitzky, Mies foi muito influenciado pelos novos conceitos vanguardistas de ortogonalidade, abstração e fluidez espacial.

Além de ter construído obras como a Casa Urbig (1917) e o edifício Afrikanischestrasse (1927), em 1929 recebe o projeto mais emblemático de sua carreira, o Pavilhão Nacional da Alemanha para a Exposição Internacional de Barcelona, onde alcançou a máxima expressão de seu estilo. Logo após ter dirigido a Bauhaus até 1933, assumiu a faculdade de arquitetura do Illinois Technology Institute em Chicago, a qual viria a remodelar, tornando-se mais uma de suas importantes obras.

Outras de suas obras foram a Casa Farnsworth, concluída em 1950, o Edifício IBM, de 1973, a Neue National Gallery de Berlim, o Seagram Building em Nova Iorque, o Parque Lafayette, o Centro Federal de Chicago, a Villa Tugendhat, de 1930, dentre muitas outras que serviram e servem de inspiração para arquitetos e estudantes em todo o mundo.

Mies, um arquiteto vanguardista, obcecado pela simplicidade, pelos detalhes e pela elegância da arquitetura, nos deixou em 1969.

Daniel Carvalho

Daniel Carvalho Arquiteto, Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte, MG,