Indicação: Cadeira Tolix (Ou francesinha?)

Nesse artigo vou contar um pouco sobre essa clássica cadeira que continua sendo uma das favoritas dos cafés e bistrôs retrô de todo o mundo. Você já deve ter visto por aí!

Xavier Pauchard era francês e sua família fabricava telhados de zinco. No ano de 1907, inventou uma maneira de proteger a chapa de metal da ferrugem, por imersão em zinco fundido, ou seja, a galvanização! Com isso, além de melhorar a durabilidade dos telhados, ele começou a fabricar móveis duráveis em metal para as áreas externas. Podem reparar que é por isso que existem furos nos assentos: para permitir que a chuva escorra.

Especificação de altura x largura x profunidade

Sendo assim, em 1927, surge a Tolix, sua fábrica de itens domésticos feitos com metal galvanizado. Ali eram produzidas cadeiras, poltronas, banquetas e móveis que eram resistentes à ferrugem e empilháveis, o que fez sucesso em fábricas, escritórios e hospitais, bem como nos cafés e em parques públicos.

Por isso, até hoje estão em todo o canto da França (por isso, chamada de Francesinha). Hoje a Tolix é uma cadeira clássica utilizada até hoje em estabelecimentos do mundo todo. Por aqui, utilizamos no nosso projeto para a PADARIA MOSTEIRO

 Clique na imagem e veja mais fotos desse projeto!

Clique na imagem e veja mais fotos desse projeto!

Daniel Carvalho

Daniel Carvalho Arquiteto, Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte, MG,