Linda casa de madeira e vidro construída em meio à mata de Joinville

A construção localizada num terreno em declive abusa da madeira e concreto. Saiba todos os detalhes sobre essa linda casa em meio a mata fechada em de Joinville. Projetada pelo escritório paulista UNA Arquitetos.

Texto: Una Arquitetos
Fotografia: Bebete Viégas

O terreno dessa casa fica em situação privilegiada, um pequeno morro de mata densa no meio da cidade de Joinville. O acesso é feito por uma via de terra até a cota máxima permitida para construções, possibilitando a vista da serra ao fundo, através das frestas da vegetação.

A forte declividade e a posição das árvores indicaram a implantação, um edifício estreito que acompanha a curva de nível. A solução linear permite continuidade entre os espaços abertos e fechados do pavimento próximo ao chão, numa relação franca com o sítio.


Esse pavimento inferior, que abriga as áreas de estar, piscina e serviços, é construído em concreto. Funciona como a própria fundação que aflora e contem o terreno, protegendo a casa da umidade excessiva.

Um único volume longitudinal abriga as escadas, interna e externa, além dos nichos para lareira, fornos, sanitários e depósito. É todo revestido com "vermelhão", cimento queimado desempenado com pigmento, solução muito popular na região.


O pavimento superior se apóia na base de concreto. Sua construção foi pensada como uma montagem de madeira: estrutura pré-fabricada, pisos, painéis de vedação internos e cobertura. Essa estratégia de obra garante o canteiro rapidamente coberto, evitando o desconforto das chuvas constantes. Nas duas pontas estão os espaços coletivos, escritório e saleta.

Os dormitórios se concentram no centro deste andar. Como exceção, um espaço vazio que conecta em pé direito duplo os dois pavimentos. A envoltória do volume é de vidro. Essa peça ao mesmo tempo transparente e reflexiva, no nível da copa das árvores, fica naturalmente sombreada e se dilui na mata.

Gostou? Quer ver mais projeto assim? Assine nossa newsletter semanal logo abaixo e receba toda terça-feira um e-mail com nossa curadoria de projetos!

Até a próxima!

Daniel Carvalho, arquiteto

Daniel Carvalho

Daniel Carvalho Arquiteto, Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte, MG,