Projeto especial para Casas Geminadas assinado pelo escritório CR2 Arquitetura

Um lote longo e em declive foi o ponto de partida para as arquitetas da CR2 projetarem duas casa geminadas de, aproximadamente, 200m² cada. Localizado no Alto de Pinheiros, o projeto conta com diversas soluções que buscam maximizar a iluminação natural e a ventilação cruzada. Como resultado, temos duas casas lindas e aconchegantes.

Ficha Técnica:
Projeto Arquitetônico: CR2 Arquitetura
Construtora: F2 Engenharia
Fotografia: Alessandro Guimarães
São Paulo/SP
2015

ENTRADA

Na entrada vemos algumas características do projeto. Grandes vãos abertos, panos de vidro para captar a ventilação natural, cobogó para permitir a passagem do ar, permitir uma certa ampliação visual e dar privacidade para cada um das casas. No andar superior, temos janelas piso teto que possuem venezianas deslizantes que, quando abertas, se transformam em brises verticais.  A laje pré-moldada dos pavimentos foi deixada aparente.

SALA DE ESTAR

Na sala de estar, temos uma escada vazada em concreto, que também contribui para passagem do ar e luz, além de ampliar o visual do ambiente. Uma peça de marcenaria e serralheria ocupa toda a parede e funciona como rack da TV, biblioteca, estante, aparador etc. O piso todo é em cimento queimado e a iluminação é feita por trilhos com spots direcionados.

ANDAR INFERIOR

No andar abaixo, temos uma área gourmet externa com churrasqueira, uma mesa e um terraço gramado.

Ainda no andar abaixo, temos um armário sob a escada e uma bancada feita de concreto e parede coberta por ladrilhos hidráulicos. A cozinha se desenvolve numa ilha com cooktop, coifa e mesa para refeições. Ao fundo, temos um depósito, um lavabo e a área de serviço.

ANDAR SUPERIOR

No andar acima do térreo, temos a área privada. São 3 quartos, sendo 1 suíte, e um banheiro social. O rasgo de luz sobre a escada é uma zenital, que é utilizada para iluminar naturalmente a circulação e os pavimentos inferiores.

A seguir, uma imagem do conjunto visto da rua e suas caixas d'água aparentes.

E aí, gostaram? Semana que vem tem mais projetos escolhidos pela nossa curadoria especialmente pra você. E, se quiser ficar sempre por dentro das novidades, assine nossas newsletter e receba tudo em primeira mão. É só cadastrar seu e-mail abaixo.

Daniel Carvalho

Daniel Carvalho Arquiteto, Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte, MG,