FRASE: TADAO ANDO

Texto: ArchDaily Brasil

Tadao Ando (13 de setembro de 1941), vencedor do Prêmio Pritzker de 1995, completa hoje 75 anos. Ando, cujo escritório tem sede em Osaka, Japão, é conhecido por seu impecável trabalho com concreto, pelo tratamento sensível da luz natural e pelo forte compromisso com a natureza.
Após trabalhar por um curto período de tempo como caminhoneiro e boxista profissional, Ando começou a trabalhar com arquitetura - um processo quase autodidata que incluía aulas noturnas e visitas a edifícios famosos em todo o mundo. Abriu seu escritório em 1969 em Osaka e rapidamente se tornou conhecido, sendo premiado com o Prêmio Anual do Instituto de Arquitetura do Japão em 1979. Entre suas primeiras influências estão Louis Kahn, Ludwig Mies van der Rohe, Le Corbusier e Frank Lloyd Wright .
A maestria com que trabalha a luz natural e o espaço o alçou à fama e já na década de 1980 se tornou mundialmente conhecido. Seus edifícios derivam de formas e geometrias simples que contrastam com complexas circulações em três dimensões, o que faz com que seus edifícios ofereçam experiências físicas envolventes. Ando explica seu método dizendo: "Quando projeto edifícios, penso tanto na composição global como nas partes de um corpo e como estas se encaixam. Além disso, penso em como as pessoas se aproximam da construção e a experiência deste espaço... Se oferecemos às pessoas o nada, elas podem refletir sobre o que pode ser feito a partir do nada."

Daniel Carvalho

Daniel Carvalho Arquiteto, Rua Gonçalves Dias, Belo Horizonte, MG,